Cluster e Alta Disponibilidade em Servidores Linux


Este curso fala da construção de ambientes Linux que precisam estar sempre operacionais, e como materiais extras temos apostilas e howto’s preparados para facilitar as aulas práticas. Este curso é voltado para Administradores de Sistemas, Estudantes, Analistas de Rede e interessados em geral que desejam aprender como trabalhar com Alta Disponibilidade em Linux.

Você irá aprender todas as técnicas necessárias para montar ambientes de clusters Linux com: Heartbeat, Pacemaker, Corosync, Mon, DRBD, com aulas téorias e práticas

Um cluster, ou agregado de computadores, é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional classificado como sistema distribuído. Muitas vezes é construído a partir de computadores convencionais (personal computers), os quais são ligados em rede e comunicam-se através do sistema, trabalhando como se fossem uma única máquina de grande porte. Há diversos tipos de cluster. Um tipo famoso é o cluster da classe Beowulf, constituído por diversos nós escravos gerenciados por um só computador.

Público-Alvo

Administradores de Sistemas, Estudantes, Analistas de Rede e interessados em geral que desejam aprender como trabalhar com Alta Disponibilidade em Linux.

Detalhes do Curso

O objetivo do curso é a construção de clusters em linux de alta disponibilidade. E Simular pratica de como o Cluster age.

Após o Termino deste treinamento o aluno estará totalmente apto à:

– Administrar Serviços de Cluster

Início do Treinamento

Este é um curso oferecido no formato “gravado“, isto é, as inscrições para ele ficam permanentemente abertas, e suas aulas podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer hora.

O tempo padrão de acesso ao curso é de 90 dias, e este prazo é contado de forma linear, a partir da liberação de seu acesso ao sistema. Não há possibilidade de trancamento. Para maiores informações, consulte nossos Termos e Condições.

Matrículas Abertas

Carga Horária

Aproximadamente 05 Horas

Ementa do Curso

1 – Introdução a sistemas de alta disponibilidade e tolerância a falhas
2 – Instalando e configurando CentOS
3 – Instalando e configurando heartbeat (v3)
4 – Instalando e configurando DRBD
5 – Integrando Heartbeat com DRBD
6 – Monitorando serviços com MON
7 – Teoria Peacemaker/Corosync
8 – Pratica cluster com Peacemaker/Corosync

Pré-Requisitos

Conhecimentos de intermediário a avançado em administração Linux e Servidores

Incluso

– Certificado de Participação.
Obs.: A ementa, as datas e horários dos treinamentos poderão sofrer alterações sem aviso prévio.

Se interessou pelo curso?

Preencha o formulário abaixo para receber todas as informações referente à próximas turmas e valores:

Assista a Webcast deste treinamento