Redes de Armazenamento de Dados


Visamos proporcionar ao estudante um aprofundamento em Rede de área de armazenamento (em inglês Storage Area Network ou SAN), sendo a mesma, uma rede projetada para agrupar dispositivos de armazenamento de computador.

Os storage networks, ou redes de armazenamento, diferenciam-se de outras formas de armazenamento em rede pelo método de acesso em baixo nível que eles apresentam. O tráfego de dados nessas redes é bastante similar àqueles usados internamente em discos, como ATA e SCSI.

Em uma rede de armazenamento, o servidor envia pedidos por blocos específicos ou segmentos de dados de discos específicos. Esse método é conhecido como block storage (armazenamento de blocos). O dispositivo age similarmente a um drive interno, acessando o bloco específico e enviando a resposta através da rede.

Em alguns métodos de acessos de arquivos mais tradicionais, como SMB/CIFS ou NFS, o servidor envia pedidos para um arquivo abstrato como o componente de um grande sistema de arquivos, gerenciados por um computador intermediário. O intermediário, então, determina o local físico do tal arquivo abstrato, obtém acesso a um dos drives internos e, por fim, envia o arquivo completo pela rede.

Público-Alvo

Administradores de Rede, Gerentes Técnicos, Consultores e Estudantes de Redes e Sistemas.

Detalhes do Curso

O curso visa proporcionar ao estudante um aprofundamento em Rede de área de armazenamento (em inglês Storage Area Network ou SAN), sendo a mesma, uma rede projetada para agrupar dispositivos de armazenamento de computador.

Este treinamento é dividido em partes prática e teórica, na parte prática o instrutor compartilha a sua tela para que o aluno acompanhe em modo real as práticas apresentada.

Após o Termino deste treinamento o aluno estará totalmente apto à:

– Administrar Storage
– Conhecimento profundo em Big data
– Alta Performer em Dados

Início do Treinamento

Este é um curso oferecido no formato “gravado“, isto é, as inscrições para ele ficam permanentemente abertas, e suas aulas podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer hora.

O tempo padrão de acesso ao curso é de 90 dias, e este prazo é contado de forma linear, a partir da liberação de seu acesso ao sistema. Não há possibilidade de trancamento. Para maiores informações, consulte nossos Termos e Condições.

Matrículas Abertas

Carga Horária

Aproximadamente 40 Horas

Ementa do cuso

1 – RAID
2 – LVM
3 – iSCSI
4 – FCoE
5 – Fiber Channel
6 – DM-Multipath
7 – Práticas com openfiler e simulador de storage
8 – Shared Filesystems (GFS, OCFS2, Gluster, GPFS)
9 – NAS
10 – Estudo de Casos
11 – Redes Infiniband
12 – Redes 10GbE
13 – NFS/SAMBA

Pré-Requisitos

O aluno precisa ter conhecimentos básicos de administração Linux.

Incluso

– Certificado de Participação.
Obs.: A ementa, as datas e horários dos treinamentos poderão sofrer alterações sem aviso prévio.

Se interessou pelo curso?

Preencha o formulário abaixo para receber todas as informações referente à próximas turmas e valores:

Assista a Webcast deste treinamento